Os 6 P’s do Empreendedorismo

Você já deve ter ouvido sobre os “P’s” do Marketing, mas queremos leva-lo a uma nova reflexão. Todos os empreendedores precisam desses “P’s” para conseguirem superar os obstáculos que circundam qualquer negócio e ter sucesso à frente de empresas grandes ou pequenas.

Valdenir Flauzino Comente 08.08.16 502 Vizualizações Imprimir Enviar

Não importa se você é um MEI – Micro Empreendedor Individual ou empresário com centenas de empregados, todos os empreendedores necessitam de certos hábitos para conseguirem aumentar a chance de serem bem-sucedidos nos negócios:

Cadastre-se para receber dicas para alavancar o seu negócio.
Loading...Loading...


Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.

Paixão

Não adianta montar um negócio apenas pelo dinheiro. No início, muitos empreendedores ficam empolgados pela possibilidade de ganho que um determinado negócio pode trazer, mas com o passar dos anos, tudo se torna estressante e a rotina, desanimadora.

Ser apaixonado pelo que faz, faz total diferença!

Geralmente, os empresários possuem uma carga horária de trabalho de muitas horas diárias, com muitas responsabilidades (empregados, legislação e impostos, por exemplo) e muitos desafios. Então, ser apaixonado pelo que faz tornará tudo mais prazeroso.

Preparação

A cropped shot of a handsome businessman working at his desk

Além da paixão, é preciso que você esteja preparado para abrir um negócio. Então, faça o máximo de pesquisas sobre o segmento e, se possível ou necessário, faça cursos de qualificação.

Muitos negócios fecham não porque a ideia era ruim, mas porque os empresários não tiveram fôlego (lê-se, dinheiro) para manter o negócio até que começasse a dar lucro.

Faça o planejamento financeiro do negócio e do impacto que a empresa poderá causar na sua vida pessoal. Se preciso, comece a empreender de forma bem pequena, para irem pegando o jeito e só depois abandone o seu emprego para se dedicar exclusivamente a sua própria empresa. Pode ser esse o caminho!

Ter “feeling” na contratação da mão-de-obra é, também, uma das capacidades que o empreendedor deve ter.

Perfil

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular de abril de 2015, abrir o próprio negócio é o sonho de 28% dos brasileiros. Mas para ser empreendedor, é preciso ter perfil.

Em poucas palavras: tem gente que não nasce para com espírito empreendedor!

Primeiro, porque tem medo de desafios e, segundo, porque prefere ter um expediente de trabalho com horário definido, como das 9h00 às 18h00, finais de semana com a família, férias remuneradas e décimo terceiro salário.

A rotina do empresário é cheia de compromissos e desafios e nem sempre é possível ganhar dinheiro de forma rápida ou na quantidade que se esperava e com rotinas de trabalho mais suaves.

Propósito

A maioria de nós, quando trabalhamos como empregados, fazemos planos de crescer hierarquicamente e, também, financeiramente. Fazemos muitos planos para as nossas vidas.

Como empresário, a dinâmica deve ser a mesma. Então, tenha um propósito bem definido tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Faça um trabalho que gere valor (não só financeiro), que lhe dê satisfação.

Perseverança

Os tropeços são muito comuns na vida da maioria dos empresários. Steve Jobs, por exemplo, após ser demitido da própria empresa, embora já tivesse atingido sucesso, voltou anos depois e a transformou na gigante que conhecemos hoje.

Ser empreendedor é um processo de amadurecimento e aprendizado. No começo, as coisas podem ser mais difíceis ou diferentes do que se imaginava. Refaça os cálculos, readéque os produtos e serviços e siga em frente.

Não deixe que o fracasso o faça desistir ou mudar o ramo do negócio, até que todas as alternativas estejam esgotadas ou que você perceba que a oportunidade de não existe mais.

Paciência

empreendedorismo-paciencia

Por fim, tudo na vida passa por fases. Ninguém entra na faculdade hoje, para se formar amanhã! Nos negócios, não é diferente. Ao longo da vida à frente da própria empresa, aprendemos com o negócio e vamos evoluindo a cada dia.

É comum que, ao iniciar um negócio, o empreendedor tenha uma visão de como vai ser em relação ao trabalho, produção e rendimentos e, na prática, tudo seja diferente, sendo necessário readequar muitas coisas e, aprender com o próprio negócio.

Então, ao abrir um negócio, é preciso entender que ele pode demorar de alguns meses a alguns anos para começar a gerar lucro.

Cadastre-se para receber dicas para alavancar o seu negócio.
Loading...Loading...


Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.

Valdenir Flauzino

Empreendedor há mais de 8 anos, formado em Administração de Empresas e especialista em Marketing e Design Digital. Atualmente, foca sua vida profissional no desenvolvimento de parcerias para criação de diversos novos negócios.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Finanças

Modernize a gestão financeira do seu negócio

Comente Eder Falcão 16.08.16
Empreendedorismo

Os 6 P’s do Empreendedorismo

Comente Valdenir Flauzino 08.08.16
Mercado & Vendas

Como criar uma pesquisa de satisfação eficiente

Comente Valdenir Flauzino 04.08.16
Marketing

Como o game Pokémon Go pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16

Tecnologia & Inovação

Tecnologias de baixo custo para coleta de informações dos clientes

Comente Valdenir Flauzino 01.08.16
Empreendedorismo

6 dicas para deixar de perder clientes

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Marketing

Como criar um projeto de design de logo eficaz?

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Inspire-se

Poste fotos com criatividade no Instagram para gerar mais likes

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Mercado & Vendas

Como montar um restaurante de sucesso

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2019 Empreenda News.