Modernize a gestão financeira do seu negócio

Eder Falcão Comente 16.08.16 276 Vizualizações Imprimir Enviar

Entenda como as demonstrações contábeis ajudam a avaliar o desempenho financeiro do seu empreendimento

Cadastre-se para receber dicas para alavancar o seu negócio.
Loading...Loading...


Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.

Conhecer o comportamento do fluxo de informações financeiras do negócio é muito importante para o dia a dia de qualquer empreendedor. Pois, além de fornecer informações essenciais sobre a saúde financeira da empresa, é possível uma série de análises que podem ajudar na tomada de diversas decisões importantes.

Agora, se engana quem acha que simplesmente controlar as entradas e saídas é suficiente para ter boas análises e controlar o financeiro sem problemas. Para chegar nesse nível é necessário conhecer como os relatórios contábeis, econômicos e financeiros podem ajudar ao empreendedor a extrair qualitativamente os números do negócio.

Controle financeiro, contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, balanço, DRE, fluxo de caixa. Todos nós já ouvimos falar sobre eles. Mais a reflexão que queremos propor é: os seus controles financeiros são eficientes? Os relatórios são atualizados todos os dias? E o mais importante, você sabe como usar a informação para melhorar o seu negócio? Verificar extratos bancários só diz o quanto dinheiro você tem, e por que não ampliar o cenário de análise?

Lidar com a gestão financeira exige tempo e muita atenção para que a empresa possa crescer de maneira sustentável. Entretanto, com a correria diária, percebe-se que é quase impossível manter tudo organizado. Então, por que deixar o seu negócio andar de qualquer jeito?

O contador possui conhecimento específico para tratar todas as questões financeiras de forma eficiente para que tudo funcione corretamente e dentro de todas as exigências previstas pela lei. Desta maneira, além de deixar tudo em ordem, o empreendedor tem tempo para focar sua energia em outras atividades que trarão ainda mais resultados para a empresa.

Isso significa menos burocracia e mais qualidade com informações significativas que oportunamente será para o empreendedor como um termômetro capaz de medir o grau de viabilidade do negócio.

Uma empresa que possui uma contabilidade efetiva tem acesso a pelo menos três principais relatórios: Balanço – Demonstração de Resultados (DRE) – Fluxo de caixa.  Com estas informações, o administrador é capaz de tomar decisões seguras e coesas sem comprometer a saúde financeira, como, por exemplo, no que diz respeito a novas contrações e expansão das atividades.

Mas como usá-los para melhorar o seu negócio? Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a fazer isso.

Como a análise adequada do Balanço patrimonial pode potencializar as finanças do seu negócio?

Fazendo uma analogia de uma empresa com uma pessoa, caso quiséssemos avaliar a sua saúde, poderíamos fazer uma radiografia, sendo esta capaz de revelar a situação de saúde do paciente. Em uma empresa o balanço permite avaliarmos a situação econômico financeira.

De um modo bem geral o balanço patrimonial é um conjunto de bens e direitos (Aplicação de recursos), e obrigações (Origens de recursos – capital próprio ou de terceiros) devidamente equilibrados, onde, a equilíbrio se dá na acumulação de lucros ou prejuízos em um determinado período.

Não pretendemos discorrer sobre conceitos de ativo, passivo, e patrimônio líquido. O nosso principal objetivo é mostrar como a leitura e analise deste relatório é importante para fundamentar tomada de decisões do gestor.

Entre as diversas formas de análise do balanço, destacamos duas por serem rápidas de montar e de fácil compreensão: são as chamadas analise horizontal e vertical. A partir delas é possível extrair informações relevantes acerca da evolução das contas. Vejamos a seguir como as referidas analises podem ajudar o empreendedor.

A partir da análise horizontal (estudo comparativo em períodos de tempo consecutivo) e vertical (estudo comparativo de contas secundarias – Caixa, estoque, fornecedores, com contas primarias – Ativo, Passivo, Patrimônio líquido, em períodos de tempo), é possível evidenciar importantíssimos indicadores.

Quando comparamos os saldos das contas exemplificadas abaixo entre períodos, como sugere a analise horizontal, é possível determinar se houve crescimento ou queda, e assim avaliar qual foi o impacto dessas variações para o negócio. Por ou lado através da análise vertical, as contas secundárias quando comparadas a uma conta primaria, revela por exemplo, como o crescimento dos estoques, passaram a representar menos em relação ao ativo total, ou como a defasagem do caixa promoveu a elevação da contratação de empréstimos de curto prazo.

  • Caixa
  • Duplicatas a receber
  • Estoque
  • Empréstimos
  • Investimento do sócio (capital social)

Assim, concluímos que através deste relatório um panorama geral da situação econômico e financeira de uma empresa é projetado. Ou seja, é possível prever novos cenários, decidir sobre novos investimentos, fontes de financiamento, necessidade capital de giro, entre outras coisas, baseando-se em dados concretos que facilitará as decisões.

O que a demonstração de resultados (DRE) pode revelar sobre o seu negócio?

A Demonstração de Resultado (DRE) é um relatório contábil que apresenta de forma esquematizada as transações financeiras que ocorrem no dia a dia de uma empresa. Nele são apurados os saldos das vendas brutas, custos sobre as vendas, impostos sobre a venda, despesas comerciais, despesas administrativas, despesas ou receitas financeiras, outras despesas ou receitas, impostos ou contribuições sobre o resultado, definindo claramente no seu final o resultado líquido da empresa em um determinado período.

Note mais uma vez que, uma gestão financeira baseada apenas em simples controles financeiro e conciliação bancária, será muito difícil saber ao certo, qual o resultado líquido gerado pelo negócio.

Mais afinal, o que a DRE diz sobre o negócio?  – O desempenho das vendas, – Vendas liquidas, – A evolução de todas as despesas, – Quanto de dinheiro é deixado para crescimento do negócio – Como e quanto de dinheiro é deixado para pagar aos sócios – Qual é o custo para produzir ou adquirir o produto, – O lucro bruto – O lucro líquido.

Igualmente ao balanço, a DRE quando analisada horizontalmente revela a evolução dos seus saldos, indicando o comportamento de um período para o outro, por outro lado, quando analisada verticalmente, é revelado qual a representatividade de cada despesa frente as receitas.

Avaliando apenas o lucro bruto, já seria possível entender o comportamento econômico do negócio. Por exemplo, se o seu lucro bruto é de 40% sobre as vendas totais, havendo a necessidade adicionar um membro no quadro de pessoa, já seria possível determinar qual o aumento necessário nas vendas para o empreendedor obter o mesmo resultado que a empresa tinha antes da contratação do novo empregado.

Como uma boa gestão do fluxo de caixa pode salvar empresas?

Todo gestor para conduzir uma empresa precisa ter dinheiro na mão para pagar contas e atender às despesas do dia a dia. Você sabia que empresas podem gerar lucro e ainda ficar sem dinheiro em caixa? O Fluxo de Caixa mostra o dinheiro que entra, o dinheiro que sai, o dinheiro que é mantido à disposição para atender despesas diárias e emergências, etc.

Na verdade, o que o relatório de fluxo de caixa diz para a empresa?

De maneira ampla, o fluxo de caixa revela se a  empresa tem ou não dinheiro suficiente para: operar as atividades diárias, pagar dívidas no prazo, manter o crescimento do negócio, indica a capacidade da empresa para pagar dívidas, juros de empréstimos, e aplicação adequadas de dinheiro.

Não há dúvidas, portanto, que o fluxo de caixa é um instrumento importantíssimo para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões importantes do negócio. Assim, cabe destacar que além de prevê, acompanhar, e controlar todas as suas movimentações, o fluxo de caixa é uma ferramenta financeira importantíssima para auxiliar o gestor nas decisões de manutenção e crescimento do negócio.

Portanto, a adequada manutenção deste relatório, possibilita ao empreendedor reagir muito mais rapidamente às mudanças no seu negócio, aproveitando e maximizando oportunidade mesmo em períodos difíceis da economia.

Cadastre-se para receber dicas para alavancar o seu negócio.
Loading...Loading...


Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.

Eder Falcão

Empreendedor, fundador da ECONTS Contabilidade e ELYT Consultoria Empresarial, formado em administração de empresas e ciências contábeis, especialista em gestão financeira, controladoria e auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Finanças

Modernize a gestão financeira do seu negócio

Comente Eder Falcão 16.08.16
Empreendedorismo

Os 6 P’s do Empreendedorismo

Comente Valdenir Flauzino 08.08.16
Mercado & Vendas

Como criar uma pesquisa de satisfação eficiente

Comente Valdenir Flauzino 04.08.16
Marketing

Como o game Pokémon Go pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16

Tecnologia & Inovação

Tecnologias de baixo custo para coleta de informações dos clientes

Comente Valdenir Flauzino 01.08.16
Empreendedorismo

6 dicas para deixar de perder clientes

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Marketing

Como criar um projeto de design de logo eficaz?

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Inspire-se

Poste fotos com criatividade no Instagram para gerar mais likes

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16
Mercado & Vendas

Como montar um restaurante de sucesso

Comente Valdenir Flauzino 02.08.16

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Loading...Loading...
Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2019 Empreenda News.