Como montar um restaurante de sucesso

Transforme seu cardápio na principal ferramenta de marketing do seu restaurante.

Valdenir Flauzino Comente 02.08.16 365 Vizualizações Imprimir Enviar

Se você está pensando em abrir um negócio no ramo de alimentação, essas dicas podem ser muito úteis para ajuda-lo a criar um restaurante de sucesso.

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Ter um restaurante é o sonho de muitos empreendedores, o único negócio presente em 100% das cidades brasileiras, inclusive naquelas muito pequenas, com apenas algumas centenas de cidadãos.

Mas se você pretende ter um negócio de sucesso, apostar em uma proposta diferenciada de cardápio, pode significar o retorno do cliente muitas outras vezes e, até, uma indicação espontânea (para um amigo).

Tenha uma proposta de cardápio diferenciada

Sabe aquele bar ou restaurante onde tem um determinado prato que você só encontra lá e, quando sente vontade de consumi-lo, apenas esse estabelecimento pode oferece-lo? Essa é a estratégia de muitos negócios do ramo de alimentação, ter um cardápio exclusivo, com pratos, digamos, excepcionais.

Lógico, depende dos objetivos de cada empreendedor. Mas para mim, não faz sentido abrir um restaurante com um cardápio com pratos que o cliente pode consumir em qualquer outro estabelecimento, sem que sinta qualquer diferença. Se o seu carro chefe for, por exemplo, uma lasanha, tem de ser a melhor lasanha, que o cliente consuma e não encontre o mesmo sabor em outro lugar.

Não precisa ser um restaurante sofisticado, nem no bairro mais chique da cidade. No Rio de Janeiro tem, por exemplo, um bar chamado Cachambeer, que tem como carro chefe uma costela no bafo que é indescritível, só provando para saber, além de, claro, outras opções, muitas delas, exclusivas. O restaurante vive lotado e, na maioria das vezes, tem fila de espera. Mas vale a pena e o atendimento é excelente!

restaurante-de-sucesso

Havendo necessidade, peça ajuda de especialistas. Ter chef experiente é indispensável. Então, observe com atenção o profissional que ficará à frente da sua cozinha. E, como em todo negócio, você precisará criar ações eficientes de marketing para comunicar todo o diferencial do seu cardápio, afinal, o cliente tem de ir até o seu bar ou restaurante para conhece-lo, certo?

Uma proposta diferenciada de cardápio não é a solução definitiva de sucesso, mas pode trazer um diferencial gigantesco para o seu negócio, fazendo com que o seu cliente volte e o indique apenas por acreditar que é algo bom a ser compartilhado com seus amigos.

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Valdenir Flauzino

Empreendedor há mais de 8 anos, formado em Administração de Empresas e especialista em Marketing e Design Digital. Atualmente, foca sua vida profissional no desenvolvimento de parcerias para criação de diversos novos negócios.

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